ESC 2024: Conhece os 10 apurados da primeira semifinal

 


A representante de Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção garantiu hoje a passagem à final do concurso, marcada para sábado em Malmö, na Suécia.

Além de 'Grito', de Iolanda, foram também escolhidos para passar à final os temas da Sérvia, Eslovénia, Ucrânia, Lituânia, Finlândia, Chipre, Croácia, Irlanda e Luxemburgo.

Na primeira semifinal, que foi transmitida em direto em Portugal na RTP1, competiam 15 canções, por dez lugares. De fora da final ficaram os temas da Polónia, Islândia, Moldávia, Azerbaijão e Austrália.

O espetáculo de hoje, que teve como apresentadoras a atriz sueca Malin Akerman e a apresentadora de televisão sueca Petre Mede, abriu com a atuação de participantes de anteriores edições do concurso: a cipriota Eleni Foureira, com 'Fuego' (da edição de 2018), o sueco Eric Saade, com 'Popular' (2011), e a espanhola Chanel, com 'SloMo' (2022).

De recordar que este ano, participam 37 países no Festival Eurovisão da Canção, mas à final só chegam 26: os dez escolhidos hoje, dez que serão selecionados na quinta-feira, na segunda semifinal, e os chamados ‘Big Five’ (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália) e o país anfitrião.