Portugal: Acompanha os ensaios da final do Festival da Canção 2024

 


O Hashtag Eurovision está novamente nos estúdios da RTP a acompanhar os ensaios do Festival da Canção! A grande final acontece hoje, dia 9 de março, a partir das 21 horas e pode ser seguida em direto na RTP1 e RTP Play. Fica desse lado para descobrires o que esperar das atuações de logo à noite, onde serão apresentadas as propostas dos 12 finalistas que disputam o passaporte para representar Portugal na Eurovisão, em maio.


Ordem de atuação da final:

1º Silk Nobre - 'Change'

2º Rita Onofre - 'Criatura'

3º Noble - 'Memory'

4º Buba Espinho - 'O Farol'

5º Nena - 'Teorias da Conspiração'

6º iolanda - 'Grito'

7º No Maka ft. Ana Maria - 'Aceitar'

8º Cristina Clara - 'Primavera'

9º Rita Rocha - 'Pontos Finais' 

10º Leo Middea - 'Doce Mistério' 

11º Perpétua - 'Bem Longe Daqui

12º João Borsch - '...Pelas Costuras'


15h05: Começa o ensaio da final do Festival da Canção 2024, com a apresentação de Filomena Cautela, Vasco Palmeirim e Inês Lopes Gonçalves com uma VT de  comédia. Finalizando com o entoar do hino da Eurovisão 'Te Deum' em versão flauta.

15h15: Silk Nobre - 'Change'

Fábio: O staging mantém-se igual ao da segunda semifinal. No final, termina, mais uma vez, no centro do palco, lançando as máscaras para a câmera. Uma mensagen necessária e urgente que o mundo precisa ouvir! Silk, como sempre, muito carismático e dinâmico em palco. "We need a second chance!"

Rafael: Um ótimo começo para a final do Festival da Canção 2024! Os outfits tanto do Silk como dos backing vocalists mantém-se iguais. Silk continua muito consistente vocalmente! 


15h21: Rita Onofre - 'Criatura'

Fábio: Mudança de look. O outfit acompanha os movimentos da Rita de uma forma muito mais graciosa. A artista esteve muito mais confiante! Grande evolução em comparação com a segunda semifinal!

Rafael: A parte final da atuação mostra mais emoção em comparação com a segunda semifinal. Achei a Rita muito mais confiante e com uma presença mais segura em palco. Potencialmente bem quotada pelo júri. 

15h27: Noble - 'Memory'

Fábio: Canção simples, mas tão frágil e com memórias tão puras e genuínas. O outfit mantém-se e atuação não sofreu alterações. 

Rafael: Vocalmente competente como na primeira semifinal. Os LED's foram semelhantes também. Atuação poupo memorável, na minha opinião. 


15h33: Buba Espinho - 'O Farol'

Fábio: Mudança de look, mais clean. Fez-me sentir em casa - que conforto! Palco bem aproveitado e staging bem conseguido. Atuação mais confiante e segura!

Rafael: Mudança de outfit para o verde. O staging igual ao da semifinal. Vocalmente muito mais seguro e competente em relação à semifinal. Potencialmente muito bem quotada por parte do júri, em particular do júri regional do Alentejo, de onde é natural.


15h38: Nena - 'Teorias da Conspiração'

Fábio: Voz limpa, serena e segura! Atmosfera confortável e uma canção ternurenta! Impossível dizer que não a esta canção e ao carisma da Nena. Último refrão com mais garra!

Rafael: As luzes mantiveram-se e o outfit dourado também. Vocalmente muito bem, competente! Achei a Nena mais confiante e mais expressiva! 


15h43: iolanda - 'Grito'

Fábio: Ganhou! 

Rafael: Expectável  vencedora do júri e do público, na minha opinião.


15h48: No Maka ft. AnaMaria - 'Aceitar'

Fábio: Staging pouco dinâmico que acaba por tornar a atuação da Ana Maria mais presa. Não me fascina, de todo!

Rafael: Destaco a mudança do vestido da Ana Maria. Vocalmente mais competente do que na semifinal e nota-se maior confiança em palco. No entanto, a atuação continua pouco dinâmica e esquecível. 


15h54: Cristina Clara - 'Primavera'

Fábio: Vocalmente segura, voz limpa e segura. Continua a ser uma canção que não me encanta minimamente e não acredito que capte atenção do público.

Rafael: Poucas ou nenhumas mudanças no palco. Vocalmente competente, mas a atuação continua a ser pouco cativante. Staging e canção pouco dinâmica.


16h00: Rita Rocha - 'Pontos Finais'

Fábio: Voz confiante e agradável! A Rita domina o palco, é dinâmica e poderosa! Claramente será bem quotada pelo júri e pelo público.

Rafael: Staging similar ao da atuação da semifinal. Vocalmente muito competente e continua a interagir com os elementos da banda. Muito confiante em palco. 


16h05: Leo Middea - 'Doce Mistério' 

Fábio: Sente-se a boa energia! Gostava de vê-lo mais livre em palco. Não me importaria que houvesse bailarinos com o Leo em palco. Beleza rara, esta canção.

Rafael: Mantém-se as cores da semifinal, nomeadamente o laranja. Vocalmente competente como na semifinal. Demonstra felicidade e confiança em palco. O staging não sofreu quaisquer alterações, sendo simples. Senti falta de "Brasil".


16h11: Perpétua - 'Bem Longe Daqui'

Fábio: Look mais fresh. Anos 80 estão de volta ao palco do Festival da Canção. Palco dinâmico, mas a canção não é para mim.

Rafael: Mudança de cabelo da artista. Vocalmente melhor em relação à semifinal. Notei-os mais confiantes em palco. No entanto, a meu ver, é uma canção datada e uma atuação esquecível.


16h16: João Borsch - '...Pelas Costuras'

Fábio: Mais confiante e notei algumas mudanças nos planos de câmara na atuação. Grande João! Continua a ser uma das minhas canções favoritas desta noite.

Rafael: O outfit é o mesmo, visivelmente mais expressivo e vocalmente muito mais seguro nas notas mais altas. Mudanças nos planos de câmara na atuação desta noite.

Opinião pessoal: Creio que pode ser um forte candidato à vitória!

16h51: Atuação e homenagem aos 50 anos do 25 de Abril

Rafael: Vários artistas em palco e atuação de Paulo de Carvalho com uma versão alternativa ao tema 'E Depois do Adeus'. 

17h12: Mimicat sobe a palco 

Fábio: Mimicat canta uma nova versão da canção 'Ai Coração'. Os primeiros momentos da canção são em versão orquestra.

Rafael: A canção progride para uma versão próxima daquela que ouvimos em Liverpool no ano passado. 

17h24: Fecho das votações fictícias do televoto com uma contagem decrescente de 5 para 1.

17:36: Tributo aos ABBA

Anabela, Mimicat, os Black Mamba e Tó Cruz fazem tributo aos ABBA em celebração dos 50 anos da vitória dos mesmos em 1974.