ESC 2024: Slimane representa França com 'Mon Amour'

Slimane é o artista escolhido para representar França no Festival Eurovisão 2024, com a canção 'Mon Amour'.

A emissora francesa anunciou a seleção interna de Slimane para o Festival Eurovisão 2024. A canção que Slimane cantará no palco da Eurovisão, em maio, chama-se 'Mon amour' e foi lançada esta noite, sendo assim a primeira canção da edição do Festival Eurovisão 2024 a ser conhecida. 

Slimane disse: "É difícil não olhar no espelho retrovisor agora que sei que representarei o meu país na Eurovisão! É completamente louco quando penso nisso. Os meus primeiros shows nos bares do Pigalle, parece que foram ontem. O meu pai levando-me para meu primeiro casting. E então A Voz. O meu encontro com o público. O público maravilhoso que me deu força e vontade de enfrentar um dos maiores desafios da minha carreira. É um imenso motivo de orgulho. Uma verdadeira responsabilidade também. Em maio estarei a cantar para quase 200 milhões de pessoas. Cantarei para meus pais. Para minha filha. Para França. E para ti, tu para quem eu escrevi esta música."

Alexandra Redde-Amiel, diretora de Entretenimento e Jogos da France Télévisions e chefe da delegação francesa da Eurovisão disse: "Slimane é um grande artista, mas é muito mais do que isso: é uma personalidade unificadora que nos carrega e nos atrai para o seu mundo! Quando a sociedade é vítima das paixões e das desordens do mundo, Slimane é o artista que nos permite escapar e acalmar-nos. Apoiado pelos seus adeptos, ele é a nossa melhor hipótese de seduzir os europeus com o seu talento e carisma e colocar as probabilidades a nosso favor. Esta escolha também demonstra a ambição da France Télévisions para a Eurovisão, um programa que atrai todos os anos um público maior em França."

Sobre o artista:

Slimane Nebchi tem 34 anos, é uma cantor e compositor francesa. Cresceu na província oriental de Paris antes de se mudar para Les Lilas. Começou a escrever suas próprias canções e a partilhar na internet, incluindo músicas como 'Toi et moi', 'Je n'y suis pour rien', 'Salem' e 'Amour Impossible'.

Competiu na sétima temporada do programa de talentos Nouvelle Star em 2009, no X-Factor francês em 2011, no Encore une chance em 2012 e na 2ª temporada do Je veux signer chez AZ, também em 2012. Em 2016, voltou ao pequeno ecrã no The Voice: La Plus Belle Vox, acabando por vencer essa edição.

Em 2011, lançou seu primeiro EP; 'Torne o Mundo'. O seu primeiro álbum 'A Bout de Reves' foi lançado em 2016, poucos meses depois de ganhar o The Voice.

Em 2015, conseguiu um papel no musical francês Marie-Antoinette et le Chevalier de Maison-Rouge.

Assiste de seguida à canção de França para o ESC 2024: 



Estreante em 1965, França conta com 65 participações no Festival Eurovisão, tendo cinco vitórias (1958, 1960, 1962, 1969 e 1977). Em 2023, La Zarra cantou "Évidemment" em Liverpool, terminando em 16.º lugar com 104 pontos.