Já é possível ouvir as 10 músicas que estão a competir para representar a Islândia no 69.º Festival Eurovisão da Canção.
Estamos a menos de um mês do início da pré-seleção da Islândia para Basileia 2025.
O Söngvakeppnin regressa novamente como a final nacional da Islândia para a Eurovisão. Tal como em anos anteriores, será uma procura de três semanas pela próxima entrada islandesa na competição.
Teremos duas semifinais aos sábados, 8 e 15 de fevereiro, antes da final culminar de forma emocionante uma semana depois, a 22 de fevereiro.
Este ano, 10 músicas vão competir no Söngvakeppnin 2025.
Cinco músicas participarão em cada semifinal, com três a avançarem de cada uma, resultando numa final de seis canções para os espectadores islandeses votarem.
A votação pública na Islândia contará para 50% da pontuação final, sendo os outros 50% determinados por um júri internacional. Este ano, haverá uma mudança em relação aos últimos anos: o elemento do "duelo na superfinal" foi removido. Assim, a vitória será atribuída à música com a pontuação mais alta após a combinação dos votos do público e do júri.
Na sexta-feira, 17 de janeiro, a emissora RÚV transmitiu um programa de apresentação, revelando as 10 músicas que estarão em competição no Söngvakeppnin. As quais podes ouvir aqui.
A maioria das músicas foi lançada em islandês e inglês. Isto significa que o artista escolheu interpretar a música em islandês nas semifinais e em inglês na final (caso a sua música se qualifique). Se a música for apresentada apenas em islandês, será interpretada nessa língua durante todo o Söngvakeppnin e também na Eurovisão, caso seja a vencedora do concurso.