Entrevista a Laura Thorn: "Na minha música, a boneca finalmente ganha voz e recusa ser controlada."

 

Laura Thorn, uma das concorrentes do Luxembourg Song Contest (LSC) 2025, compartilhou detalhes sobre a sua jornada musical e a inesperada oportunidade de competir no evento. Em entrevista ao Hashtag Eurovision, Laura revelou como começou o seu percurso na música aos oito anos e como o seu sólido conhecimento teórico, adquirido durante anos de estudos, molda a sua carreira.

A participação de Laura no LSC surgiu de forma inesperada. "Eu não decidi participar no concurso por iniciativa própria", revelou Laura. "Este ano comecei a trabalhar como professora no conservatório e queria manter um ritmo tranquilo. Mas, inesperadamente, fui contactada por um compositor e produtor de Paris que escreveu uma música para o LSC. Eles perguntaram-me se queria ouvir a demo, e eu gostei muito da canção. Enviei um vídeo meu a cantá-la, e eles aprovaram."

A sua canção, intitulada La Poupée monte le son, é uma reinterpretação moderna da ideia de uma boneca, inspirando-se no legado do Luxemburgo na Eurovisão. “Enquanto uma boneca precisa ser controlada por alguém de fora e não tem vida própria, na minha música acontece o oposto. A boneca finalmente ganha uma voz, torna-se rebelde e diz: ‘Não, eu não sou controlada pelo exterior. Tenho a minha própria mente e poder’”, partilhou Laura.

Laura descreveu a experiência de estar no LSC como transformadora. "Mesmo que não ganhe, esta jornada tem sido incrível. Cantar no palco do Rockhal já é um sonho tornado realidade", comentou. Sobre o nervosismo, Laura disse que a sua experiência como professora no conservatório ajuda a lidar com o público: "Estou habituada a estar em frente de pessoas. Ensinar também é uma forma de atuar."

A artista também agradeceu o apoio recebido até agora. “Tenho recebido muitas mensagens de Portugal, e fico sempre muito feliz quando as pessoas dedicam dois minutos do seu tempo para me escrever e dizer que gostam da música.”

ENTREVISTA EM BREVE NO YOUTUBE