ESC 2025: Montenegro está de volta e já procura representante

 


A emissora nacional de Montenegro, a RTCG, publicou esta terça-feira um extenso documento que confirma a intenção do país de regressar ao rol de participantes do Festival Eurovisão da Canção já no próximo ano. 

Após dois anos de ausência, a participação de Montenegro no ESC 2025, na Suíça, é praticamente confirmada com a divulgação do regulamento para o concurso 'Montesong 2024', que servirá de final nacional para selecionar a canção representante do país para a próxima edição da Eurovisão. Entre as regras, está a obrigatoriedade da submissão da canção até 1 de outubro, sendo que as propostas deverão ser pertencentes a artistas de nacionalidade montenegrina e as canções devem ser interpretadas nas línguas oficiais do país em pelo menos 51%. 

Entre as submissões, serão selecionadas 16 canções para fazer parte do festival nacional, que ainda não tem data confirmada, mas que escolherá o seu vencedor através de votação do público e de um júri. Conforme destaca o Eurovoix, este documento não representa um anúncio oficial, mas a sua publicação indica que Montenegro estará mesmo de volta à Eurovisão. 

Montenegro estreou-se na Eurovisão em 2007 como país independente, tendo estado presente na final pela primeira vez nem 2014. O seu melhor resultado foi obtido em 2015, com 'Adio' de Knez a alcançar o 13.º lugar. A sua última participação aconteceu em 2022, antes da retirada do festival, com 'Breathe' de Vladana a falhar a passagem à final.