Eslovénia: GDL utiliza 'Veronika' de Raiven para esquema de grupo em Ginástica Acrobática

 

O Grupo Desportivo de Lousa é uma associação desportiva de renome no concelho de Loures. A sua fundação remonta ao século XX e é conhecida por promover diversas atividades desportivas e culturais na região. Recentemente, chamou a nossa atenção ao incorporar a música 'Veronika', que representou a Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção deste ano, numa das suas coreografias.

Em entrevista exclusiva, os treinadores Madalena Mesquita e Pedro Neves revelaram o processo criativo e as razões por trás desta escolha.

Quando questionados sobre o conhecimento prévio da canção e como a descobriram, Madalena e Pedro responderam com entusiasmo que tinham conhecimento que esta era a canção representante da Eslovénia no ESC 2024: "Sim, quando a escolhemos já sabíamos! Estive de Erasmus na Eslovénia e tive uma experiência muito gira! Quando lá estive, estava a decorrer a Eurovisão 2022 e foi brutal ver cada aluno de Erasmus a torcer pelo seu país (juntámo-nos todos para assistir à final). Quando começaram a colocar as músicas de 2024 que iam representar cada país no YouTube, comecei a ouvi-las diariamente e, assim que ouvi a da Raiven pela primeira vez, fiquei logo apaixonada. Mandei-a ao Pedro e ele também adorou, então começámos logo a fazer planos de a usar para o esquema de grupo." diz-nos a treinadora. 

Sobre as razões para escolherem esta canção em detrimento de outras, os treinadores explicaram: "Nós escolhemos esta canção principalmente pelo facto de ser bem forte e marcada, o que nos fez logo ter ideias para a construção do esquema. Sabemos que aparecem sempre músicas diferentes e de outros estilos, pelo que gostamos de ver o que em cada ano tem em competição, e este ano, mais uma vez, não desapontou e acabámos por ficar impressionados com a Eslovénia. O facto da música ser eslovena, ao início, deixou-nos um pouco de pé atrás, mas achámos que aquilo que a mesma nos fazia sentir era muito mais importante do que a língua em que é cantada."

A inspiração na atuação da Eurovisão foi evidente. "A atuação da Eurovisão mostrou-se bastante sombria e forte, portanto, de certa forma, retiramos alguma dessa energia e aplicámos no nosso esquema. Portanto, pode-se dizer que sim, acabámos por nos inspirar um pouco na atuação da Raiven! Quanto ao processo criativo, foi muito à base de experimentarmos movimentos que se adequassem, mantendo sempre um lado mais sombrio."

Curiosamente, as roupas utilizadas na coreografia lembraram muito o vestuário de Raiven durante a apresentação de 'Veronika'. Sobre esta coincidência, Madalena e Pedro esclareceram: "Este aspeto acabou por ser coincidência, pois a roupa já era usada do ano passado, uma vez que a ideia original foi aproveitar metade do esquema e criar apenas a metade que corresponde à música da Raiven! Apesar de ter sido mera coincidência, assim que escolhemos a música, percebemos logo que o fato era adequado e que fazia todo o sentido usá-lo!"

A escolha de 'Veronika' e a criação da coreografia refletem não só a capacidade do Grupo Desportivo de Lousa em integrar influências culturais contemporâneas, mas também a paixão e a criatividade dos seus treinadores, que continuam a inspirar a comunidade local através do desporto e da arte.

Assiste de seguida, ao esquema de grupo apresentado pelo Grupo Desportivo de Lousa ao som de 'Veronika':


A Eslovénia participou no Festival Eurovisão da Canção por 29 ocasiões desde a sua estreia em 1993. Em 2024, fez-se representar por Raiven com 'Veronika', a qual alcançou a final, fruto do 9º lugar na semifinal com 51 pontos. Na final, terminou em 23º lugar com 27 pontos, 15 oriundos do júri e 12 do televoto.