Raiven foi escolhida internamente para representar a Eslovénia na Eurovisão de 2024, que acontece em em Malmö no mês de maio. 'Veronika' será revelada no próximo ano.
O anúncio foi feito esta terça-feira nas plataformas oficiais da emissora nacional eslovena RTV-SLO, assim como do festival, confirmando os rumores que corriam nas redes sociais nos últimos dias. "Representar a Eslovénia na Eurovisão é um trampolim que imagino para a progressão da minha carreira. Quando contei à minha mãe que iria à Eurovisão, ela disse que sabia que um dia eu estaria naquele palco. Ela sabia disso desde a primeira vez que assistimos juntas esse espetáculo - eu tinha cinco anos", reagiu a artista, em declarações à Eurovision.tv.
'Veronika' é a canção que Raiven vai interpretar no palco eurovisivo, sendo inspirada em Veronika Deseniška, figura conhecida no país, e a sua suposta ligação à bruxaria. Seguindo o desígnio de ir em busca de histórias de mulheres icónicas de várias épocas passadas, Veronika foi a escolha de Raiven, que define a sua canção como “a sinfonia das sereias”.
Apelidada de 'alquimista musical', Raiven é conhecida por fundir os géneros do pop e da ópera, mostrando sua versatilidade artística e prosperando como cantora mezzo-soprano, autora, compositora e harpista.
Uma artista que ganhou notoriedade entre a comunidade de eurofãs, ao participar na seleção nacional da Eslovénia (EMA) em várias edições, com temas como Črno Bel (2016), Zažarim (2017) e KAOS (2019).
A Eslovénia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1993, contando com 28 participações no concurso até à data, sem vitórias. Em 2023, os Joker Out levaram a bandeira eslovena a Liverpool, interpretando a canção 'Carpe Diem', que se classificou em 21.º lugar na final.