O Hashtag Eurovision está hoje nos estúdios da RTP a acompanhar os ensaios da segunda semifinal do Festival da Canção, que acontece este sábado a partir das 21 horas e que pode ser visto em direto na RTP1 e RTP Play. Fica desse lado para descobrires, ao minuto, o que esperar das atuações de logo à noite, onde serão apresentadas as propostas dos 10 últimos concorrentes a disputar o passaporte para representar Portugal na Eurovisão, em maio.
Ordem de atuação da SF2:
A Cantadeira - Responso à Mulher
TOTA - á-tê-xis
bombazine - Apago tudo
emmy Curl - Rapsódia da Paz
Inês Marques Lucas - Quantos Queres
Fernando Daniel - Medo
Luca Argel feat. Pri Azevedo - Quem foi?
NAPA - Deslocado
Diana Vilarinho - Cotovia
HENKA - I Wanna Destroy U
TOTA - á-tê-xis
bombazine - Apago tudo
emmy Curl - Rapsódia da Paz
Inês Marques Lucas - Quantos Queres
Fernando Daniel - Medo
Luca Argel feat. Pri Azevedo - Quem foi?
NAPA - Deslocado
Diana Vilarinho - Cotovia
HENKA - I Wanna Destroy U
16:48: Sónia Araújo e Tanis Ribas de Oliveira entram em palco para dar inicio ao programa.
16:51: A Cantadeira - 'Responso à Mulher'
Rafael: Outfit vermelho com tons em preto, com dois instrumentos à sua volta. 3 backing vocals a tocar instrumentos e uma backing instrumental a tocar tambores. Palco escuro com LEDs brancos predominantes. A Cantadeira toca a gaita de foles, mudança nos feixes de luz para várias cores (vermelho e branco principalmente). Vocalmente muito competente, LEDs vermelhos para terminar, um bom começo de programa.
Pedro Araújo: Roupa encarnada com brilhos, grupo de 4 mulheres com adufes mais uma mulher com bombos, que executam uma coreografia no fim. Projeção de uma mulher idosa tocando um adufe e mais tarde talhando quebrando. Bom desempenho vocal e boa energia.
16:56: TOTA - 'á-tê-xis'
Rafael: TOTA começa a atuação sozinho, com uma roupa predominantemente amarela, com projeção de luzes brancas e leds vermelhos. Utilização de 4 backing dancers a desfilar, com fatos, gravata e cartolas. Facialmente muito expressivo, utilização de um adereço de madeira.
Pedro Araújo: Roupa amarela, expressões faciais pressupõem contacto com a câmara. Coreografia robótica, boas passagens de voz de peito para voz de cabeça. 4 personagens com roupas formais, representando a norma padrão.
17:00: Bombazine - 'Apago Tudo'
Rafael: Staging de banda, com os 5 elementos vestidos em tons de castanho, cores predominantemente azuis e ambares. Utilização de instrumentos musicais como adereços, os LEDs relembram uma discoteca dos anos 80. Muito estáticos em palco. Vocalmente okay mas não superlativo. Parte final com luzes em cores violeta.
Pedro Araújo: Disco sound claro com projeções âmbar e rosa. Típico staging de banda, fatos de veludo de cor alperce e amarelo, usados em coordenação. Atuação estática com competência vocal, interação subtil entre os dois guitarristas no fim.
17:04: Emmy Curl - 'Rapsódia da Paz'
Rafael: Começo com staging em azul. Emmy com roupa cinzenta. Utilização de duas backing dancers vestidas de branco a fazerem de velas de barco humanas. Interação constante com as backing dancers, luzes predominantemente em tons de âmbar e de azul. Vocalmente muito competente. Não vai passar despercebida em casa. A acabar em tons de azul.
Pedro Araújo: Roupas esvoaçantes. Emmy com uma roupa de inspiração árabe. Coreografia hesitante, com marcações inseguras. Brilhante desempenho vocal.
17:10: Inês Marques Lucas - 'Quantos Queres'
Rafael: Inês colocada numa plataforma castanha e a roupa acompanha. Foco de luz inicial na artista. Tons de azul nos LEDs. 4 backing dancers vestidos de preto. O vestido desaparece e aparece em uma roupa mais tradicional, fazendo lembrar um estilo Bollywood. Vocalmente um pouco tremida nos tons mais baixos. Colocada pelos dançarinos ao alto, tira o casaco e utiliza uma camisola mais transparente.
Pedro Araújo: Em cima de um pedestal, com um vestido muito volumoso em tons castanhos e muito elegante. Os 4 bailarinos saem debaixo da saia volumosa e despem-na. Coreografia dinâmica. Interação com a câmara. Inês é elevada pelos bailarinos para fora da plataforma e tira o casaco. No fim, é recoberta pelo manto que era a saia.
17:18: Fernando Daniel - 'Medo'
Rafael: O cenário utilizado é branco e faz lembrar um videoclipe, com uma mesa e uma guitarra. Outfit faz lembrar um estilo militar. O artista começa no cenário de um quarto com feixos de luz em tons de amarelo. Vocalmente extremamente competente. 1ª parte da atuação no cenário, com projeções nas paredes. Parte final numa plataforma com os backing dancers.
Pedro Araújo: Plataformas btrancas para os instrumentos, recriando um ambiente de casa, com mesa e cadeira de madeira, candeeiro de mesa e uma guitarra. Roupa cinza que faz lembrar camuflado. O medo projeta-se nas paredes da casa na forma de figuras fantasmagóricas. Mudança de plataforma para se juntar à banda. Pouca luz.
17:23: Luca Argel feat. Pri Azevedo - 'Quem Foi?'
Rafael: Começo com luzes em tons de azul, com os dois elementos em palco, vestidos de branco. Presença do acordeão em palco, feixes de luz âmbar em redor dos artistas. Um pouco estática a atuação. Vocalmente okay. Mudança para tons de âmbar, LEDs estrelados. Um pouco monótona a atuação.
Pedro Araújo: Roupa branca, focos de luz amarelo que rodopiam em ritmo de valsa lenta. Apresentação estática, valorizada pela movimentação das câmeras. Performance emotiva.
17:27: NAPA – 'Deslocado'
Rafael: Staging com várias tonalidades de luz (azul, âmbar e vermelho). Vestuário informal, com vários em tons florestais exepto o vocalista com uma roupa mais simples. Staging de banda. Muito estáticos. Luzes predominantemente azuis a partir do meio da atuação. Vocalmente competente.
Pedro Araújo: Roupa com vários padrões coordenados. Staging de banda. Projeções de figuras caminhando e flores, predominância do azul nos LEDs.
17:31: Diama Vilarinho - 'Cotovia'
Rafael: Outfit da Diana cheio de classe, em tons de branco ovo, numa plataforma branca. Início com foco de luz branco na Diana. Vocalmente extremamente competente. 4 backing dancers vestidas de preto. Coreografia fluída. Estática na plataforma até meio da atuação. Surgimento de LEDs brancos monocromáticos e feixos de luz âmbar. Acaba com a cantora e as backing dancers juntas na plataforma e um feixe de luz preto no fim.
Pedro Araújo: Plataforma redonda branca. Diana vestida de branco. 4 figuras de negro, dançam e batem palmas. Coreografia com gestos muito marcados que culminam na libertação metafórica das bailarinas e na união com a cantora.
17:35: Henka - 'I Wanna Destroy U'
Rafael: Início extramente impactante. LEDs em tons de vermelho. Oufits de cabedal. Backing vocals sobrepõem-se demasiado à Henka. Traz duas backing dancers. Maquilhagem impactante. Fantástico. Sem palavras.
Pedro Araújo: 2 bailarinos de negro e roupa nude. Henka começa de joelhos em negro. Grandes expressões faciais. Maquilhaem marcante e exuberante, muito contacto com a câmara, energia abundante, muita luz e cor.