O nome artístico de Red Sebastian tem uma ligação direta à infância do cantor e à sua paixão pelo universo da Disney. Inspirado pelo caranguejo Sebastian, de A Pequena Sereia, e pelo seu amor pela cor vermelha, o artista escolheu este nome para expressar a sua personalidade e a paixão com que atua em cima do palco.
"Cresci a adorar A Pequena Sereia e também o pequeno caranguejo, o Sebastian, que canta Under the Sea. Conectei-me muito com ele e, como o vermelho sempre foi a minha cor favorita, fez sentido combinar tudo isto no meu nome artístico." explicou.
Além disso, a ligação ao mar faz parte da sua identidade. "Nasci em Oostende e o mar sempre teve um grande papel na minha vida. A minha mãe é professora e, todos os verões, passávamos muito tempo na praia. Cresci na praia, por isso faz sentido esta conexão com A Pequena Sereia."
Red Sebastian estudou na prestigiada Royal Academy of Fine Arts (KASK) e foi aluno de Gustaph, representante da Bélgica na Eurovisão 2023. Segundo o cantor, a experiência na academia ajudou-o a desenvolver técnicas vocais e a ganhar maturidade artística.
"Estudar no conservatório trouxe-me muito conhecimento sobre a minha voz e técnicas vocais. Ter o Gustaph como professor foi incrível, porque temos uma extensão vocal semelhante. Os meus professores anteriores eram mulheres, e aprender com alguém cuja voz funciona de forma parecida com a minha ajudou-me imenso."
Agora, Gustaph continua a ser um apoio essencial: "Posso ligar-lhe a qualquer momento, podemos encontrar-nos, e ele guia-me nesta aventura. Ele diz-me o que fazer, o que evitar e no que devo estar atento."
A sua canção para a Eurovisão, Strobe Lights, é uma homenagem à cultura de música eletrónica da Bélgica, país com uma forte tradição no género, sendo lar de festivais como Tomorrowland.
"Escrevi 12 canções para a pré-seleção, e Strobe Lights foi a última delas. Ainda não tinha criado uma verdadeira canção de discoteca e queria algo que fizesse toda a gente dançar. O tema nasceu dessa ideia—sair com amigos, divertir-se e não saber onde a noite nos leva."
A letra inclui referências como "Alice, show me your hands, take you to Wonderland", remetendo para um universo surreal e onírico. Para Red Sebastian, esta sensação é semelhante à da vida noturna: "Para mim, estar numa discoteca e dançar significa entrar num mundo onde nada é demasiado estranho, tudo é possível. É um pouco como a Eurovisão."
Sobre a atuação, o cantor não revelou muitos detalhes, mas deixou algumas pistas: "Não posso dizer muito, mas vai ser muito de discoteca, e vai haver muitos elementos vermelhos e muitas luzes estroboscópicas."
Red Sebastian vai competir na primeira semi-final da Eurovisão 2025, que coincide com o seu 26.º aniversário. O cantor deixou uma mensagem especial aos fãs portugueses:
"Muito obrigado aos meus fãs portugueses! Espero qualificar-me no dia do meu aniversário, por isso, se quiserem votar, ficaria muito feliz. Vamos fazer uma grande festa na Eurovisão!"
Assiste de seguida à entrevista completa: