Portugal: Acompanha os ensaios da primeira semifinal do Festival da Canção 2025

O Hashtag Eurovision está hoje nos estúdios da RTP a acompanhar os ensaios da primeira semifinal do Festival da Canção, que acontece este sábado a partir das 21 horas e que pode ser visto em direto na RTP1 e RTP Play. Fica desse lado para descobrires, ao minuto, o que esperar das atuações de logo à noite, onde serão apresentadas as propostas dos 10 primeiros concorrentes a disputar o passaporte para representar Portugal na Eurovisão, em maio.


Ordem de atuação da SF1:

Xico Gaiato - Ai Senhor!

Rita Sampaio - Voltas

Du Nothin - Sobre Nós

Marco Rodrigues - A Minha Casa

Margarida Campelo - Eu sei que o amor

JOSH - Tristeza

Capital da Bulgária - Lisboa

Bluay - Ninguém

Jéssica Pina - Calafrio

Peculiar - Adamastor

15h54: Entram em palco Jorge Gabriel e José Carlos Malato, os apresentadores desta primeira semifinal.

16h00: Xico Gaiato - Ai Senhor!

Rafael Mendes: Outfit arrojado, com tons de natureza, uma diversidade de cores na saia, com vibes tribais. Tons escuros e claros ao início. Utilização de um backing dancer, diversas cores compõem o staging, interação constante com o backing dancer. Utilização de um adereço semelhante uma cadeira. Uma performance com planos muitos individualizados. Vocalmente competente e seguro. Jogos de luzes finais para dar um maior impacto. Um excelente começo de programa.

Pedro Araújo: Em palco descalço, com uma roupa que faz lembrar um estilo tribal, em tons terra, o desepenho vocal seguro, um clímax em jogos de luzes e uma coreografia interessante.

16h06: Rita Sampaio - Voltas

Rafael Mendes: Começo com um staging focado nela com faixas de luzes apontados para a artista, tem folhas de alumínio em baixo para dar uma sensação marítima, outfit a ser um vestido de corpo inteiro preto, utilização de planos de câmera predominantemente longos, tons de azul turquesa na iluminação, vocalmente muito competente, projeções de água. Uma atuação segura da parte da cantora.

Pedro Araújo: Subtil, intimista, chão de prata, projeções de água, bons vocals.

16h11: Du Nothin - Sobre Nós

Rafael Mendes: Começo a solo, sentado em palco com um feixe de luz branco em cima dele, alguns planos próximos de câmera próximos. Tons predominantes de vermelho e preto nos LED's a deslocar-se de forma constante em palco. Utilização do adereço (cadeira) como forma de contar a história. Vocalmente competente. Planos de câmera próximos na parte final da atuação.

Pedro Araújo: Inicia sentado numa cadeira, vestido com um casaco longo preto reversível, que se transforma num casaco azul prata. Os focos de luz são laranja/âmbar, há muito movimento em palco, no fim um lenço branco do bolso como se fosse uma bandeira de paz.

16h14: Marco Rodrigues - A Minha Casa

Rafael Mendes: Começo a solo, sentado numa cadeira, com feixes de luz branco intensos por trás. Utilização predominante de feixes de luz branco cruzados. Utilização de uma forma triangular nos LEDs, que se deverá encaixar no artista na forma TV. Tons de âmbar a meio da atuação, vocalmente muito seguro. Muito focalizado num lugar especifíco do palco.

Pedro Araújo: Sentado num banco com foco de luz branca. A cor muda para âmbar, aquecendo o ambiente, como se fosse o calor de estarmos na nossa casa. A voz é um grande plus. O desempenho foi emocionante, achei lindo.

16h19: Margarida Campelo - Eu Sei Que O Amor

Rafael Mendes: Começo sentada a um piano, com focos de luz azuis, amarelos e violetas, foco de luz apontado para ela. Trouxe 4 backing vocals, que dão mais potência vocal e harmonias à atuação. Alguns planos de câmara próximos para dar mais intimidade. Vocalmente competente mas uma atuação com pouco impacto e muitas vibes de clube de jazz com elegância.

Pedro Araújo: Sentada ao piano, 4 backing vocals. Em comum as roupas com brilhos, glamour e muita elegância. Bons coros, que revelam riqueza harmónica.

16:25: JOSH - Tristeza

Rafael Mendes: Josh está pendurado num poste de cor preto, com um outfit totalmente em preto, começo com feixes de luz branca, provoca efeito de levitação com planos próximos, utilização de luzes de tons azuis e brancos. Projeção de luzes azuis e brancas. Vocalmente mais potente a partir da segunda parte da atuação. Vibes próximas do Matrix, com planos próximos para terminar. Uma atuação impactante. 

Pedro Araújo: Josh flutua em palco, com um backdrop que lembra Matrix, veste um fato preto. O registo grave é muito seguro e o registo alto é límpido, principalmente a partir da segunda parte, a explosão final é impactante, eu gostei mas não fiquei assoberbado.

16h31: Capital da Bulgária - Lisboa

Rafael Mendes: Adereços que fazem lembrar a Lisboa dos Pequeninos, começos em tons azulados, com foco de luz branca da cantora, outfit casual, com o pormenor das chaves de casa à cintura, tons de luz predominantemente azuis. Vocalmente sólida, com projeção de LEDs de janelas de casas, planos próximos para terminar.

Pedro Araújo: No Portugal dos pequeninos, o styling é causal, com o pormenor do molho de chaves à cintura. Voz quentinha que faz lembrar um chocolate quente. Projeções de portas e janelas, segurança vocal, uma potencial surpresa para quem vai ver em direto.

16:36: Bluay - Ninguém 

Rafael Mendes: Começo em tons de azul, estando Bluay sentado num banco com um feixe de luz branca nele, vestido com um blazer brilhante de cor preta, com detalhes brancos ou de prata. Ele está acompanhado em palco com uma pianista e dois backing dancers, que tentam contar a história da canção. Muito bonito de se ver. Vocalmente seguro. 

Pedro Araújo: Pianista invisual e bailarinos portadores de deficiência, provando que o festival tem lugar para todos. Fato preto muito elegante, com detalhes brancos, voz lamentosa, bem cadenciada.


16h43: Jéssica Pina - Calafrio

Rafael Mendes: Adereço em cor branca em formato de escada, as 3 backing dancers e vocals com vestidos iguais e penteados iguais nude, para provavelmente caracterizar as diversas personalidades dela. Começo em tons de âmbar, utilização de planos próximos da cantora com as backing dancers. Utilização de trompetes como adereço por parte da Jéssica, influencias africanas com classe. Vocalmente competente.

Pedro Araújo: Jéssica aparece numa plataforma, com duas bailarinas, representando o melhor e o pior da personalidade do artista. A rainha e coroa de latão, as roupas são nude. A coreografia é interessante e elegante, fazendo lembrar o musical Dream Girls. Jéssica toca trompete, o seu instrumento de eleição.

16h48: Peculiar - Adamastor

Rafael Mendes: Inicio a tons de verde fluorescente, outfit agressivo, estilo urbano, com 4 backing dancers. Uso predominante do verde nos LEDs, transição para cores de âmbar e regresso ao verde do refrão, performance com muito dinamismo, interação constante com os backing dancers, utilização de planos próximos no pré refrão, parte final em âmbar. Vocalmente seguro para uma canção dinâmica, performance com impacto para ver em direto.

Pedro Araújo: 4 backing dancers, estilo urbano, tons verde com fumo, inspirando mistério. O desempenho é muito dinâmico, os bailarinos e Peculiar assumem poses “monstruosas”, o farol aparece no final, iluminando a rota para a final.

16h55: Apresentação dos números de telefone dos artistas e arranque das votações.

É consensual: para os membros do Hashtag Eurovision presentes nos estúdios da RTP, Rafael e Pedro, a melhor atuação do ensaio foi Peculiar com 'Adamastor'.




[EM ATUALIZAÇÃO]