ESC 2025: PARG vence o 'Depi Evratesil' e representará a Arménia

 


A Arménia já tem a sua participação definida para a 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorrerá em Basileia, Suíça. O cantor PARG venceu a final nacional 'Depi Evratesil' e representará o país com a canção 'SURVIVOR'.

Após cinco anos de seleções internas, a emissora arménia AMPTV regressou ao formato de final nacional para escolher o representante para a Eurovisão. A grande decisão aconteceu no domingo,, no Complexo Desportivo e de Concertos Karen Demirchyan, em Yerevan, com 12 temas em competição.

A votação combinou a pontuação de dois jurados — um nacional e outro internacional — e o voto do público. No final, foi o público arménio que deu a vitória a PARG, com 'SURVIVOR' a arrecadar 214 pontos. O segundo lugar foi para 'AY PAPAREY BYE', interpretada por Simon, com 197 pontos, e o terceiro ficou com 'DaQueenation', de Athena Manoukian, que somou 192 pontos.

PARG, cujo nome verdadeiro é Pargev Vardanian, é um artista arménio que mistura elementos tradicionais do seu país com paisagens sonoras modernas, criando uma identidade musical inovadora. Com influências de indie-folk, R&B, pop e rock, o cantor lançou o seu single de estreia, 'Ginin u Grely', em 2021. O seu tema mais recente, 'Araj', foi nomeado para Melhor Vídeo Musical nos Armenian Music Video Awards.

A Arménia tem mantido um histórico de sucesso no Festival Eurovisão da Canção, com várias presenças no top 10 desde a sua estreia em 2006. Os melhores resultados do país até agora foram dois quartos lugares, conquistados por Sirusho em 2008 e Aram MP3 em 2014. Mais recentemente, Rosa Linn alcançou um sucesso global com 'Snap' (2022), que se tornou num fenómeno viral e numa das canções mais ouvidas da história do festival, com mais de um bilião de streams no Spotify. No ano passado, os Ladaniva representaram o pais com 'Jako', terminando no 8º lugar.

Recorda 'Jako':