ESC 2025: JJ vai representar a Áustria

 

O contratenor austro-filipino JJ foi escolhido para representar a Áustria na 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorrerá em Basileia, Suíça, em maio. Aos 23 anos, JJ tem vindo a destacar-se no mundo da música clássica, combinando a sua voz peculiar com uma abordagem contemporânea. Promete, assim, uma atuação memorável num dos maiores palcos europeus.

Stefanie Groiss Horowitz, diretora de programas da ORF, manifestou entusiasmo com a escolha do artista: "JJ é um talento excecional! Enviamos para Basileia um artista único, que traz a sua magia ao palco da Eurovisão, combinando canto pop e clássico de forma cativante".

Nascido em Viena, em 2001, JJ, cujo nome verdadeiro é Johannes Pietsch, cresceu no Dubai antes de regressar à capital austríaca em 2016. Ganhou notoriedade ao participar na edição de 2021 do programa 'Starmania', onde chegou à final. Atualmente, integra produções da Ópera Estatal de Viena e estuda música clássica na Universidade Privada de Música e Arte de Viena.

A sua canção para a Eurovisão 2025 será apresentada no início de março. Aquando do anúncio de JJ, feito esta quinta-feira, a emissora salientou que a seleção do representante da Áustria resultou de um rigoroso processo que envolveu uma equipa de especialistas nacionais e internacionais, incluindo produtores, jornalistas e fãs do concurso.

A Áustria estreou-se na Eurovisão em 1957 e venceu o concurso em duas ocasiões, com Udo Jürgens em 1966 e Conchita Wurst em 2014, tendo no ano passado sido representada por Kaleen no ano passado, com a canção 'We Will Rave', ficando no 24.º lugar com 24 pontos.

Recorda 'We Will Rave':