ESC 2025: Reveladas informações sobre visuais, palco e bilhetes

 

A emissora suíça SRG SSR divulgou detalhes sobre os bilhetes para a Eurovisão 2025 em Basileia, além de revelar o design do palco e a identidade visual e sonora do 69.º Festival Eurovisão da Canção.

  • Já é possível realizar o pré registo para adquirir bilhetes para a Eurovisão 2025 em Basileia através do TicketCorner.
  • A identidade visual e sonora do 69.º Festival Eurovisão da Canção foi apresentada.
  • Foi divulgada a primeira imagem do palco de Basileia 2025.
  • A SRG SSR anunciou um evento paralelo da Grande Final no estádio de futebol St. Jakob Park, em Basileia.

  • O 69.º Festival Eurovisão da Canção está a ganhar forma.

    Durante uma conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, 16 de dezembro, em Basileia, na Suíça, a equipa do projeto para Basileia 2025 apresentou o conceito visual do festival e abriu o processo de registo para aquisição de bilhetes.

    Bilhetes

    A plataforma suíça TicketCorner é o parceiro oficial da venda de bilhetes para o Festival Eurovisão da Canção 2025.

    Para comprar bilhetes para o concurso em Basileia, será necessário fazer um registo. Este processo pretende evitar a revenda de bilhetes e garantir que o maior número possível de fãs da Eurovisão possa assistir aos espetáculos ao vivo.

    O período de pré-registo já começou e termina à meia-noite de 10 de janeiro de 2025. Para te registares visita: www.ticketcorner.ch/esc. Para mais informações sobre bilhetes, registo e os 9 espetáculos ao vivo disponíveis, consulta a página de bilhetes.

    A primeira fase de venda de bilhetes começa a 29 de janeiro de 2025, um dia após o sorteio das semifinais. Os preços para os diferentes espetáculos e categorias variam entre 40 e 350 francos suíços.


    Identidade visual e sonora

    A identidade visual e sonora do Festival Eurovisão da Canção 2025 foi criada pelo diretor artístico Artur Deyneuve. O objetivo foi desenvolver um design que fizesse as pessoas sentirem-se ouvidas e valorizadas. Inspirado na tradição suíça de democracia direta, que valoriza o diálogo e a escuta, Deyneuve escolheu a "escuta" como o tema central do conceito, batizando-o de "Unity Shapes Love" (A Unidade Molda o Amor). Segundo Deyneuve: "Se ouvirmos uns aos outros, encontramos o amor."

    Esta mensagem será também transmitida visualmente através do icónico coração da Eurovisão, que representa diálogo, unidade e o poder unificador da música. Os corações pulsantes da Eurovisão tornaram-se um elemento central do design, simbolizando as milhões de pessoas unidas pelo festival para o celebrar.

    Os produtores executivos Moritz Stadler e Reto Peritz afirmaram:

    "O design bem pensado de Artur é emocionalmente envolvente e eleva a Eurovisão a outro nível. O coração da Eurovisão bate ao ritmo da música, simbolizando o poder unificador da mesma. Fiel ao lema da Eurovisão, 'Unidos pela Música', este conceito unirá pessoas em todo o mundo."

    A identidade sonora de Basileia 2025 combina o tradicional com o moderno. Baseia-se num ritmo poderoso, misturado com elementos tradicionais da música suíça, como o iodelei, o som característico das bandas de tambores de Basileia e a música inconfundível do Hackbrett e dos alphornes.

    Artur Deyneuve acrescenta:
    "Criámos uma faixa ousada e cheia de energia, que prepara o público para uma experiência inesquecível, com batidas vibrantes e efeitos musicais surpreendentes."


    O palco de Basileia 2025

    O design do palco para o 69.º Festival Eurovisão da Canção foi inspirado nas montanhas suíças e na diversidade linguística do país.

    Florian Wieder, designer de produção com raízes suíças, está a supervisionar o design do palco da Eurovisão pela oitava vez. Para o evento deste ano, no St. Jakobshalle, em Basileia, Florian revelou que se inspirou nas montanhas suíças e na diversidade linguística do país:
    "O nosso objetivo foi criar um conceito de palco revolucionário — uma experiência holística nunca antes vista na Eurovisão. Graças ao layout imersivo, o público fará parte da Eurovisão como nunca antes."

    Reto Peritz e Moritz Stadler elogiaram o design, destacando que será marcadamente suíço:
    "Com Florian Wieder, temos um designer visionário que conhece a Suíça como a palma da sua mão. Ele conseguiu criar um 'palco assinatura', que ficará para sempre associado à Eurovisão na Suíça."


    Evento paralelo à Grande Final em Basileia

    Além da Grande Final no St. Jakobshalle, haverá uma área para assistir ao espetáculo chamada 'Arena Plus' na noite de sábado, 17 de maio.

    O lendário estádio de futebol St. Jakob Park (conhecido localmente como Joggeli) será o palco deste grande evento. Além da transmissão da Grande Final, a noite promete um extenso programa de entretenimento. 

    Mais detalhes serão anunciados brevemente.