Entrevista a Victoria Nicole: "Em mais ou menos três horas, fiz 75% da música"



Victoria Nicole, a representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção Júnior de 2024, esteve em entrevista com o Hashtag Eurovision um dia após ter sido revelada a canção 'Esperança', que irá defender em Madrid no dia 16 de novembro.

Na conversa, que pode ser vista abaixo, a jovem cantora de apenas 13 anos falou sobre a criação da sua canção e a importância de representar o país no concurso. A artista destacou o processo criativo intenso que viveu para compor a música, revelando que passou horas no seu estúdio, em casa, a desenvolver a melodia e toda a estrutura. 

"Em mais ou menos três horas, fiz 75% da música", contou-nos, explicando como, depois de dias sem inspiração, a maior parte da composição saiu durante uma tarde produtiva. 

Depois de ter toda a canção construída, a vencedora do 'The Voice Kids' apresentou a proposta à RTP, seguindo-se um encontro com Nininho Vaz Maia e Bárbara Tinoco, que também assinam a composição, no qual decidiram, em conjunto, avançar com 'Esperança' para o JESC. "Eu tinha feito um instrumental no Garage Band, o programa que eu uso, onde gravei o piano, cordas, bateria e tudo isso, e mostrei-lhes a base que eu tinha. Decidimos fazer essa música e no primeiro encontro mudámos poucas coisas, algumas palavras. No segundo encontro, gravámos a música, com os instrumentos ao vivo, e esta foi a parte que me emocionou mais", revela-nos, desvendando que tanto Nininho como Bárbara acolheram as ideias dos 'whistles' e de toda a estrutura que apresentou.

Além de compor, Vitória revelou que a mensagem da sua canção reflete a sua própria experiência de superação e esperança: 

"Todos temos sonhos... precisamos de esperança para os realizar."

Sobre a importância de representar Portugal, Victoria enfatizou o valor da experiência internacional. "O principal é a experiência que vou ter lá, que vai ser única", disse, mostrando-se confiante em relação ao resultado. Apesar de reconhecer a pressão, a cantora afirmou que o mais importante é dar o seu melhor e que, com o apoio do público, acredita ser possível alcançar um lugar no pódio.

Quando questionada sobre as suas expectativas para o concurso, a artista mostrou-se otimista: "Se as pessoas votarem muito e os jurados também gostarem, acho que é possível ficar pelo menos no top 5, se não no top 1." A concluir, Victoria Nicole disse acreditar que a sua participação no JESC será apenas o começo, possuindo planos para lançar mais música original no futuro e concretizar o compromisso de evoluir na carreira musical.