A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) e a RTVE revelaram os 17 países que participam na edição deste ano do Festival Eurovisão Júnior, que se realiza sábado, 16 de novembro, em Madrid, Espanha.
Foi também divulgado o design e slogan desta edição do evento, que se irá guiar pelo mote 'Let's Bloom'.
Eis a lista oficial de países participantes:
Com o regresso de Chipre e de São Marino, esta será a edição com mais emissoras a competir desde 2021.
"É um prazer dar as boas-vindas a jovens e talentosos artistas de 17 países em Madrid, em novembro, para o 22.º Festival Eurovisão da Canção Júnior. Estamos também entusiasmados por receber de volta dois países, Chipre e San Marino, na competição", afirmou o supervisor executivo do evento, Martin Österdahl, reconhecendo que "já passou muito tempo desde que Espanha organizou um evento da Eurovisão, e o entusiasmo da RTVE por sediar o Concurso deste ano tem sido contagiante". "Estamos ansiosos por uma semana maravilhosa em novembro", acrescentou.
Sobre o palco do festival, também divulgado esta terça-feira, este transparece o conceito de florescer que dá o mote à edição, que terá lugar no Caja Mágica, espaço com capacidade entre cinco mil e sete mil espectadores.
"A nossa visão está enraizada na crença de que a diversidade é a essência da beleza, tal como num jardim em pleno florescimento. Nesta jornada criativa, abraçamos a ideia de que cada artista, como uma planta única, contribui para o vibrante tapete do nosso ‘jardim da vida’. Aqui, todos têm o seu lugar e, juntos, crescemos em formas, cores e manifestações diversas", explicou Marvin Dietmann, diretor artístico do JESC 2024.