Em fevereiro, o Eesti Laul, final nacional da Estónia, voltará a selecionar a canção do país para o Festival Eurovisão da Canção. No entanto, o formato sofreu algumas 'pequenas' alterações antes de Basileia 2025.
Nos anos anteriores, a pré-seleção báltica tinha a sua grande final precedida por uma ou mais semifinais. Mas, este ano, só há uma data a memorizar para o Eesti Laul antes da Eurovisão: o grande evento terá lugar a 15 de fevereiro de 2025.
Antes da transmissão do Eesti Laul, 15 das canções serão selecionadas por um júri de especialistas, a partir de todas as candidaturas recebidas pela emissora ERR. Uma última canção será então escolhida através de uma votação pública, e o alinhamento completo do Eesti Laul 2025 será definido.
Na noite da final, depois de todas as canções terem sido apresentadas, uma votação do público e uma votação do júri irão decidir três 'superfinalistas'. Depois, uma nova votação pública será aberta para escolher o vencedor do Eesti Laul 2025 e a canção que representará a Estónia em Basileia.
De recordar que na edição de 2024, dos 5 finalistas automáticos escolhidos pelo júri, apenas Nele-Liis Vaiksoo conseguiu alcançar o 3º lugar na competição.