EYM 2024: Bodø recebe a 21ª edição do Eurovision Young Musicians

 

A 21ª edição do Eurovision Young Musicians decorre em Bodø, Noruega, no sábado, 17 de agosto. Aqui está tudo o que precisas saber.

Acede de seguida à lista de países participantes na edicão deste ano: 

República Checa (ČT): Adam (Piano)
Suécia (SVT): Hugo (Violoncelo)
Polónia (TVP): Jeremi (Clarinete)
França (France TV): Pierre-Emmanuel (Piano)
Suíça (SRF): Valerian (Eufónio)
Arménia (AMPTV): Hayk (Oboé)
Sérvia (RTS): Bogdan (Piano)
Noruega (NRK): Sebastian (Piano)
Alemanha (WDR): Fabian (Flauta)
Áustria (ORF): Leonhard (Violino)
Bélgica (RTBF): Mahault (Piano)

O Eurovision Young Musicians é um evento internacional de música clássica que visa oferecer o maior palco possível para jovens músicos clássicos, ajudando-os a iniciar uma carreira global, incluindo violinistas como Julian Rachlin, a violoncelista Natalie Clein e o violista Eivind Holtsmark Ringstad. Neste concursos, músicos entre 12 e 21 anos executam uma peça da sua escolha no instrumento que dominam. Cada músico representa o seu país, com um júri de especialistas internacionais avaliando as performances.

Cada músico é acompanhado pela orquestra afiliada ao transmissor anfitrião e, ao contrário do Eurovision Song Contest, a nação anfitriã raramente é o país vencedor da competição anterior.


Quem participa este ano?

  • República Checa (ČT): Adam (Piano)

Nascido e criado em Chodov, Adam toca piano desde os 4 anos e estuda na ZUŠ Jižní Město em Praga desde os 5 anos.

Além de vencer uma série de competições na República Checa, Adam também ganhou prémios em competições na Áustria, Itália e Polónia. Um dos seus sucessos mais recentes foi ganhar o 1º prémio no Concurso Internacional Concertino Praga em setembro de 2023, além de outros três prémios no prestigiado evento.

  • Suécia (SVT): Hugo (Violoncelo)

Hugo estuda violoncelo desde os 6 anos e é aluno de Adrian Brendel. Como solista, ele já se apresentou com orquestras como a Orquestra Sinfónica de Gotemburgo, a Norddeutsche Philharmonie Rostock e a Orquestra Sinfónica de Borås, executando concertos para violoncelo de Schumann, Haydn e as Variações Rococó de Tchaikovsky.

Até agora, Hugo ganhou prémios no Concurso do Festival Two Moors, no Concurso de Jovens Músicos de Londres, na Plataforma Sénior de Jovens Músicos de Bromsgrove e no Concurso Internacional de Cordas de Haslemere.

  • Polónia (TVP): Jeremi (Clarinete)

Tocando clarinete desde os 6 anos, Jeremi formou-se este ano no Complexo de Escolas Estaduais de Música Karol Szymanowski em Varsóvia. Nesse período, Jeremi apresentou-se como solista com a Orquestra de Rádio Polaca, a Orquestra Sinfonia Baltica e a Orquestra da Câmara de Elbląg.

Jeremi ganhou muitos prémios e bolsas na Polónia, e em 2021 também recebeu o principal prémio num concurso de música em Itália. Além de tocar clarinete solo, Jeremi também atua como membro de um trio de piano e de um quarteto de clarinetes.

  • França (France TV): Pierre-Emmanuel (Piano)

Nascido em Lyon, Pierre-Emmanuel começou a estudar piano aos 7 anos. Desde então, estudou em instituições prestigiadas como o Conservatório Regional de Lyon e o Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.

Tendo obtido o seu Diploma Nacional de Músico Profissional em piano em 2023, Pierre-Emmanuel está atualmente a aprofundar os seus estudos. O pianista também se apresenta regularmente em concertos, muitos deles organizados em parceria com o Conservatório de Paris.

  • Suíça (SRF): Valerian (Eufónio)

Toca trompete desde os 7 anos, Valerian começou a focar-se no eufónio aos 12 anos. Com ele, logo alcançou prémios em várias competições regionais e nacionais.

Ao longo dos anos, Valerian apresentou-se como solista em eventos como o Campeonato Europeu de Bandas de Metais e o Festival de Lucerna. Também tocou em várias formações orquestrais, como a Banda Nacional de Jovens de Metais, a Banda Europeia de Jovens de Metais e a Orquestra Nacional de Jazz de Jovens da Suíça.

  • Arménia (AMPTV): Hayk (Oboé)

Nascido em 2005, Hayk começou a sua carreira musical aos três anos, cantando no coro Little Singers of Armenia.A sua formação musical passou pela Escola de Música Sayat-Nova em Yerevan, formando-se em dois cursos: piano e oboé, enquanto também dominava o instrumento nacional shvi. Hayk está atualmente a estudar no Conservatório Estatal de Yerevan.

Tendo participado em mais de 30 competições internacionais de prestígio em 8 anos, Hayk ganhou alguns dos prémios e classificações mais altos. Ele também se apresentou em concertos internacionais, além de atuar como solista com muitas orquestras.

  • Sérvia (RTS): Bogdan (Piano)

Pianista, Bogdan está atualmente a estudar na Universidade Mozarteum em Salzburgo, bem como na Academia Perosi em Biella. Venceu mais de 30 prémios em competições nacionais e internacionais, sendo o mais notável o 1º prémio no Concurso Internacional de Piano Humberto Quagliata 2023, 1º prémio e prémio do público no 11º Memorial Internacional Isidor Bajić 2023, e o 2º prémio e prémio especial de música de câmara no Concurso Internacional de Piano Maj Lind 2022.

Bogdan já colaborou com orquestras notáveis como a Orquestra Sinfónica Mariinsky, a Orquestra Sinfónica de Rádio de Helsínquia, a Orquestra de Rádio Sérvia, a Orquestra Sinfónica de Belgrado, os Royal Strings of Saint George e o Quarteto Kamus.

  • Noruega (NRK): Sebastian (Piano)

Sebastian é um pianista de 20 anos de Oslo, que começou a tocar com 9 anos de idade quando a sua família comprou um piano para a sala de estar. Ele começou a aprender sozinho, vendo tutoriais no YouTube, antes que os seus pais percebessem o grande interesse dele e lhe arranjassem um professor.

Desde então, Sebastian foi matriculado em muitos programas diferentes, incluindo Barratt-Due e o programa de talentos da Academia Norueguesa de Música. O músico está agora a estudar na Academia Real Dinamarquesa de Música.

  • Alemanha (WDR): Fabian (Flauta)

Fabian estudou no Instituto Leopold Mozart para sobredotados na Universidade Mozarteum de Salzburgo desde 2016, e também é aluno na Universidade de Música e Dança de Munique desde 2020.

Fabian já tocou como solista com várias orquestras profissionais, como a Mitteldeutsche Kammerphilharmonie, os Solistas da Câmara de Salzburgo, a Orquestra Filarmónica de Bad Reichenhall, a Orquestra Sinfónica da Rádio Checa e a Orquestra da Câmara de Genebra. Além de ser um intérprete, Fabian também é compositor.

  • Áustria (ORF): Leonhard (Violino)

Nascido em Viena em 2007, Leonhard ganhou prémios em inúmeras competições, incluindo: 1º prémio no Concurso Internacional de Mozart em Zhuhai, Prémio Descoberta dos Prémios Internacionais de Música Clássica, e 2º prémio no Il Piccolo Violino Magico.

Fez a sua estreia com a Orquestra Sinfónica de Viena no Konzerthaus de Viena aos 15 anos, e também se apresentou como solista com a NFM Philharmonic Wrozław, a Orquestra Filarmónica de Baden-Baden, a Orquestra de Câmara de Württemberg Heilbronn e muitos outros.

  • Bélgica (RTBF): Mahault (Piano)

Mahault começou a tocar piano aos 6 anos. Ganhou vários prémios em competições nacionais e internacionais, incluindo o 1º prêmio no Concurso de Piano de Liège e no Concurso Internacional de Piano César Franck.


O Eurovision Young Musicians teve sua primeira edição em Manchester em 1982 e foi vencido pelo pianista alemão Markus Pawlik. A Alemanha também havia vencido o Festival Eurovisão da Canção algumas semanas antes com "Ein Bißchen Frieden" de Nicole.

Ao longo dos anos, 43 países participaram no Eurovision Young Musicians, mas apenas 12 países conquistaram a vitória, sendo eles: Áustria (5), Polónia (3), Alemanha e Países Baixos (2), República Checa, França, Grécia, Noruega, Rússia, Eslovénia, Suécia e Reino Unido (1).

Em 2022, a República Checa conseguiu a sua primeira vitória num concurso eurovisivo com Daniel Matejča. Recorda aqui a atuação: