Portugal: Acompanha os ensaios da segunda semifinal do Festival da Canção 2024


 O Hashtag Eurovision está novamente nos estúdios da RTP a acompanhar os ensaios do Festival da Canção! A segunda semifinal acontece este sábado a partir das 21 horas e pode ser seguida em direto na RTP1 e RTP Play. Fica desse lado para descobrires o que esperar das atuações de logo à noite, onde serão apresentadas as propostas dos 10 restantes concorrentes a disputar o passaporte para representar Portugal na Eurovisão, em maio.

Ordem de atuação da semifinal 2:
Buba Espinho - 'O Farol'
Cristina Clara - 'Primavera' 
Léo Middea - 'Doce Mistério'
Filipa - 'You Can't Hide'
João Couto - 'Quarto Para Um'
Huca - 'Pé de Choro'
No Maka ft Ana Maria - 'Aceitar' 
Maria João - 'Dia'
Rita Onofre - 'Criatura' 
Silk Nobre - 'Change'

15h09: Começa o ensaio da segunda semifinal do Festival da Canção 2024, com a apresentação de Catarina Furtado, que depois da VT de apresentação dos artistas, entrevista Simone de Oliveira. 

15:14: Jorge Gabriel e Sónia Araújo, como já vem sendo hábito todos os anos, prosseguem com o resto da emissão.

15h16: Buba Espinho - 'O Farol'
Márcia: O cantor alentejano começa no centro do palco acompanhado de 5 músicos - 3 nas cordas, 1 no piano, 1 na bateria. Nos LED's predominam as tonalidades de verde e branco, enquanto observamos um homem num rochedo rodeado de mar. Buba está vestido de verde azeitona. A voz podia estar mais segura. A meio da atuação o artista levanta-se e canta no centro do palco do Festival da Canção. Não existem adereços. 
João: Buba Espinho começa esta atuação com sua banda no palco. Verde é a cor predominante em toda a atuação, tanto no staging, como no dress code apresentado. Vocalmente não esteve perfeito, demonstrando algumas diferença da versão estúdio. Atuação um pouco plana, sem nenhum momento de destaque durante os 3 minutos. Apesar de ser uma canção típica de uma votação de júri, a sua passagem à final pode ser uma incógnita.

15:19: Helena Coelho e Rui Drummond apresentam a canção seguinte. 

15h21: Cristina Clara - 'Primavera' 
Márcia: Cristina aparece no centro do palco acompanhadq de 3 músicos em cima de uma plataforma com flores à sua direita. Os LED's são tão discretos que são praticamente imperceptíveis. Na fase final da canção, Cristina em conjunto com os músicos, toca também ela uma espécie de tambor. Vocalmente, bastante segura. 
João: Como a canção pede, vamos ter muitas flores em palco a representar a Primavera. Podemos contar com uma apresentação em palco muito alegre e colorida e instrumentos musicais portugueses. Vocalmente bastante segura e o carisma da artista é evidente. Podemos ter aqui a finalista surpresa da noite. Bom trabalho Cristina. 

15h25: Léo Middea - 'Doce Mistério'
Márcia: Leo surge no centro do palco com um trabalho de luzes em tons laranja. Nos LED's observamos figuras geométricas ao início. O artista transmite muita confiança na sua performance. Temos uns planos de câmera mais próximos. Durante o refrão aparecem umas ilustrações de pessoas a dançar nos LED's. Apesar da confiança e entrega do artista, não há muito mais a acontecer. Não há bailarinos nem adereços em palco. Leo dança o refrão sozinho em frente ao microfone e termina exatamente no mesmo sítio onde começa. 
João: Temos Leo sozinho em palco durante toda a atuação. Staging inspirado na natureza, como muitos elementos coloridos a representar a mesma. O carisma do artista é o ponto alto desta atuação. Vamos ter muita alegria, sorrisos e alguma dança em palco. Que atuação descontraída. A sua passagem à final pode ser uma incógnita.
    

15h29: Filipa - 'You Can't Hide'
Márcia: Filipa começa no centro do palco cheia de confiança. Podemos ver LED's com o título da canção em letras grandes. A artista está claramente a divertir-se em palco. A voz é segura. Existe algum trabalho de luzes. As cores predominantes são o preto e o branco. A partir de metade da música, temos um trabalho de luzes mais intenso. Está sozinha no palco sem bailarinos nem adereços. A voz está seguríssima.   
João: Filipa começa a sua atuação sozinha em palco. Staging em tons de preto com a palavra "You Can't Hide" em tons de verde em todo o palco. Sensualidade e charme é o que podemos esperar desta atuação. Vocalmente segura e a encher o palco apenas com a sua presença. Poderá ser uma das grandes finalistas.

15:33: Jorge Fernando e Isaura apresentam as próximas canções. 

15h34: João Couto - 'Quarto Para Um'
Márcia: João aparece a cantar junto a uma espécie de janelas. Está acompanhado de mais dois músicos e duas bailarinas. Está muito confiante e essa energia passa para quem está a assistir em estúdio. Existem formações e coreografia. Nos LED's aparecem janelas quase como que a representar o quarto de cada um de nós. O artista está claramente a divertir-se e a nível vocal está incrivelmente seguro. Os músicos e as bailarinas fazem uma roda à sua volta na parte final antes do refrão. Foi a atuação mais segura até agora.   
João: Uma atuação bastante juvenil. Dress code em tons de cinza, acompanhado de um staging em escuro com bastantes janelas coloridas a complementar o mesmo. O João está bastante seguro em palco, tanto em voz, como em presença. Vamos ter uma coreografia bastante eficiente. O artista dança bem haha. Vai ser um finalista surpresa. Que bom momento em palco.   

15h43: Huca - 'Pé de Choro'
Márcia: Huca começa a cantar num trono amarelo com um background amarelo também. Podemos acreditar que é fã do Hashtag Eurovision? 😬
As roupas que tanto ele, quanto os bailarinos usam são muito conceptuais com a canção e de origem africana. A versatilidade vocal do cantor é impressionante. As bailarinas vão colocando o microfone na frente de Huca, quase como a dar-lhe o dom da palavra. No refrão, todos dançam em conjunto, quase como que sendo um. Sem dúvida uma celebração feliz da figura que foi Sara Tavares. Atrevo-me a dizer que o Huca tem a melhor voz masculina deste concurso. É mesmo impressionante o alcance vocal. Terminam todos no centro do palco, abraçados.   
João: Palco bastante apelativo onde o amarelo é a cor predominante. Conceito é a palavra chave desta atuação. Dress code bastante colorido a representar o continente africano nos seus padrões. Vocalmente o melhor dos ensaios até ao momento. O coro em palco traz ainda mais emoção a esta canção, apresentando também uma coreografia simples, mas impactante. A melhor atuação até agora. Que momento maravilhoso. Finalista seguro.   

15:47: Sofia Morais e Adelaide Ferreira apresentam as seguintes canções. 

15h48: No Maka ft Ana Maria - 'Aceitar'
Márcia: Ana Maria aparece no centro do palco vestida de prateado. Mais três músicos acompanham-na no piano, bateria e guitarra. Duas backing vocals fazem os coros. Nos LED's aparecem essencialmente uma cidade. Não há coreografia, bailarinos ou adereços. A cantora limita-se a estar no centro do palco. Não me entusiasmou minimamente, talvez por já não ser uma grande fã da canção.    
João: Ana Maria traz um vestido em tons de cinza com muito brilho. A restante banda traz o branco como a cor predominante. Staging em tons de preto e amarelo a reapresentar a cidade onde já viveu. Falta alguma segurança tanto na prestação vocal, como na presença de palco da vocalista. Apesar de ser uma das letras mais bonitas desta atuação, a atuação é um pouco plana e falta um momento de destaque. A sua passagem à final será uma incógnita.   

15h52: Maria João - 'Dia'
Márcia: A cantora aparece no centro do palco desde logo fazendo movimentos ao som da canção. Tem um laço azul grande no cabelo e uma roupa verde. Maria João tem sem dúvida um dom e um carisma sem igual. Nos LED's aparecem figuras africanas e simbologias em roxo e amarelo. Deixar-nos a todos com um sorriso na cara. Sozinha enche o palco. Não precisa de bailarinos nem adereços. Vai ser um momento televisivo interessante mais logo.     
João: A indumentária da artista é logo um dos momentos de destaque no início desta atuação. Maria João está sozinha em palco, mas a sua entrega e seu carisma enchem o palco. Vocalmente bastante segura, com a sua prestação vocal idêntica à verão estúdio. Alegria, cor e carisma é tudo o que podemos esperar. Que momento maravilhoso e foi sem dúvida a atuação mais aplaudida pela imprensa presente. Merece um lugar na final.   

15h57: Rita Onofre - 'Criatura'
Márcia: Rita começa a canção sentada, com um foco de luz sobre si. Os LED's são muito bonitos, com tonalidades que relembram auroras boreais. 
Há um trabalho de LED's muito interessante, assim como de luzes. A Rita está vestida de branco, pode haver comparações à indumentária da iolanda na semana passada. Começou bem, mas a meio da canção, teve alguns descontrolos vocais. A artista termina no mesmo sítio onde começa.    
João: Staging escuro, indumentária branca e uma cadeira é o que podemos encontrar nesta atuação.  Vocalmente com algumas inseguranças e o nervosismo aqui é evidente. Falta um momento que cause impacto a esta atuação. Esperava mais de toda a apresentação. No entanto, tenho que destacar a entrada e a emoção da artista. A sua passagem à final será uma incógnita.   

16:00: Isabel Campelo e Rita Guerra apresentam a próxima canção. 

16h01: Silk Nobre - 'Change'
Márcia: Silk aparece vestido de branco, com LED's minimalistas em branco também, com algumas máscaras a aparecer. Depois a palavra "Change" traduzida em todas as línguas e mais algumas. No palco estão 4 backing vocals, vestidos de preto que fazem a parte gospel da canção. Com máscaras também. O Silk entrega a esta canção tudo o que a mesma pede. Um carisma sem igual. Na parte do discurso, temos um plano de câmera mais perto. Todo o estúdio se contagia com a energia do artista e dos backing vocals. No final, terminam no centro do palco, lançando as máscaras para a câmera. Sem dúvida, fechará a segunda semifinal em grande. A melhor atuação do ensaio.    
João: Vamos terminar a lista de atuações desta semifinal com muito conceito em palco. O carnaval de Veneza vai estar presente em palco e de forma muito impactante. Entrega e muitos passos de dança é o que podemos esperar do Silk. Staging em tons de escuro e dourado. Ninguém vai ficar indiferente a esta atuação. Carisma e mais carisma é o que podemos esperar durante os três minutos. Atuação mais aplaudida dos ensaios e com uma ovação de pé. Que maravilhosa surpresa. Finalista seguro.