"Eu vou dançar e tu vais assistir"... Bem, não precisamos que nos digam duas vezes!
Os Ladaniva lançaram o vídeo para a sua música, Jako, antes da sua viagem a Malmö em maio. Lá, a dupla representará a Arménia no Festival Eurovisão 2024, atuando na Primeira Parte da Segunda Semifinal.
Jako é o nome carinhoso de Jaklin, dos Ladaniva. Com esta música, a artista afirma o seu direito de pensar livremente e de ser quem ela quiser ser.
A artista critica ainda a imposição de regras e restrições artificiais pela sociedade, que ela acredita levar as raparigas a esquecerem-se do seu verdadeiro eu, já que são constantemente ditadas sobre como se comportar e quem ser. Ela explica:
"Costumavam chamar-me 'Jako' quando era pequena. Ao crescer, sempre me disseram que as raparigas devem comportar-se, ser humildes, vestir-se normalmente, não falar muito, não fazer coisas loucas."
A música é uma mensagem para ela própria e para todas as pequenas Jakos do mundo para serem fiéis aos seus verdadeiros, selvagens e intransigentes eu, e encontrar o seu verdadeiro propósito - tal como ela o fez através da sua arte. É um convite para 'levantar e dançar', não importa o que as pessoas digam.
David Tserunyan, Chefe de Delegação da Arménia, diz que Jako é a melhor representação da diversidade musical e criatividade dos Ladaniva:
"A música aborda um assunto muito importante, mas de uma maneira alegre e brincalhona. Esperamos inspirar pessoas em todo o mundo a abraçar os seus Jakos interiores e juntar-se a esta dança capacitadora da liberdade!"
Os Ladaniva são uma mistura multicultural de sons étnicos, experiências únicas e autenticidade. A dupla está constantemente em movimento, e eles unem todas as especiarias e cores de diferentes partes do mundo na sua música - entregando-a através de uma perspetiva arménia.
Como quase todas as suas músicas, Jako tem influências musicais de várias culturas. Para esta, Jaklin e Louis foram fortemente influenciados por melodias e sons inspirados na Arménia, nos Balcãs, na Índia e em outras culturas diversas.
Louis, da dupla, fala-nos mais sobre a música dos Ladaniva:
"Fomos muito inspirados pela música local da Ilha Reunião Francesa. É um dos nossos destinos favoritos e ficámos surpreendidos por termos descoberto que os seus ritmos são muito semelhantes aos ritmos encontrados nas músicas arménias. Quando tocamos músicas com estes ritmos, toda a gente dança - na Arménia e em todo o mundo."
Artur Manukyan, o diretor do videoclipe, reflete sobre a história por trás dele:
"No vídeo, tentámos preservar a autenticidade que cativou o público dos Ladaniva. Desta vez, em honra do centenário do famoso realizador arménio, aproveitámos a oportunidade para mostrar a arte única e intercultural dos Ladaniva no espírito de Parajanov - assegurando que todos os detalhes no vídeo são arménios. Os elementos e o ambiente inspirados por Parajanov complementam a densidade musical e a multi-camada da banda, preservando o estilo livre e natural dos vídeos dos Ladaniva."
A música foi composta por Jaklin Baghdasaryan, Louis Thomas e Audrey Leclercq, e a letra foi escrita por Jaklin e Louis.
Artur Manukyan é o diretor do vídeo, enquanto o design de figurino e styling foi feito por Mary Stepanyan e Astghik Samvelyan.
Podes saber mais sobre os Ladaniva aqui.
Acede de seguida à canção que representará a Arménia no ESC 2024:
Segue-nos também no Instagram, Facebook e Youtube para ficar a par dos nossos conteúdos digitais!